Tecnologia de carregamento sem fio para carros elétricos da MAHLE

Quem possui um veículo elétrico reconhecerá que a recarga é um processo que, embora simples, pode se tornar um incômodo. E não só para o correto funcionamento do ponto de carregamento. Se tudo funcionar bem, o gerenciamento dos cabos será sempre complexo, que muitas vezes pode ser sujo e desconfortável de manusear, ainda mais com as temperaturas frias do inverno.

Essa tecnologia chega e remove este e muitos outras pequenas desvantagens. O carregamento indutivo dos veículos elétricos elimina a necessidade de manipular cabos ou localizar estações de carregamento com o conector apropriado. Embora este ainda seja um sistema incomum, o fabricante alemão de componentes MAHLE deu um passo fundamental para se tornar mais massivo. Seu sistema de posicionamento, que facilita o alinhamento de um veículo elétrico de forma simples, confiável e precisa na bobina de carga colocada no solo, foi escolhido por SAE Internacional empresa responsável pela padronização de processos e sistemas, para se tornar a padrão mundial.

O DIPS estabelece uma comunicação entre o automóvel e o ponto de carregamento e inicia o carregamento automaticamente.

Por que o sistema de padronização é necessário?

O carregamento sem fio exige que todos os elementos ligados à infraestrutura e ao veículo sejam padronizados. Só assim, ambos fabricantes de veículos como provedores de infraestrutura Eles poderão oferecer ao mercado uma solução que garanta total compatibilidade, independente do fabricante. A MAHLE pretende tornar seu sistema de carregamento sem fio acessível a toda a indústria através de um licença sob condições FRAND (justo, razoável e não discriminatório).

A entidade internacional sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos colmata, com esta decisão, a última lacuna na normalização da cobrança indutiva, descoberta há uma década.

A solução da MAHLE, que já é compatível com a de diversos fabricantes, abre caminho para o lançamento completo e rápido no mercado desta alternativa ao carregamento com fio. “A escolha da SAE a nosso favor confirma a experiência da MAHLE em sistemas de eletrificação. Este será um sólido impulso para a mobilidade elétrica”, afirmou. Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração e CEO da MAHLE.

A MAHLE confiou no carregamento sem fio, pois ele se apresenta como uma alternativa conveniente e promissora para veículos elétricos. “A Siemens e a Witricity são duas fortes colaboradoras ao nosso lado, com quem estamos promovendo em conjunto o sistema completo de infraestrutura de carregamento e engenharia automotiva”, acrescenta o Harald Straky diretor corporativo de Pesquisa e Engenharia Avançada da MAHLE.

Como funciona o MAHLE DIPS?

O SPID (Sistema de Posicionamento Indutivo Diferencial) da MAHLE marca uma mudança significativa na mobilidade elétrica. O seu funcionamento baseia-se no estabelecimento automático de uma ligação entre o ponto de carregamento e o veículo à medida que este se aproxima dele. Através de um sistema de navegação específico, exibido na tela do veículo, o motorista é auxiliado, permitindo que o carro se posicione de forma rápida e precisa no local correto.

Uma vez localizado, a fase de carregamento inicia automaticamente. Este sistema é igualmente eficaz se se tratar de um veículo com sistema de estacionamento autónomo, uma vez que é capaz de comunicar com ele para sincronizar a manobra. Graças ao sistema de posicionamento MAHLE, o processo de estacionamento pode ser realizado de forma muito simples. Até funciona com condições ambientais mais desfavoráveis e com elementos como água, neve ou folhas sujas no pavimento.

A mudança do carregamento sem fio estático para o dinâmico representa uma mudança drástica para a indústria.

O carregamento sem fio tem potencial para mudar a indústria

A versatilidade do sistema permitirá a sua aplicação móvel no futuro graças à colaboração entre a MAHLE e a Electreon Wireless. É, portanto, um ponto de partida para o carregamento dinâmico sem fio, que é o próximo passo que esta tecnologia sem fio deve passar.

O carga dinâmica Tem um grande potencial para mudar completamente a mobilidade elétrica, tal como é entendida hoje. Uma infraestrutura de carregamento sem fio fornece um fluxo constante de energia para os veículos elétricos que trafegam por ela, o que elimina a necessidade de transportar uma bateria de grande capacidade. Assim, o peso do veículo e a necessidade de materiais diminuem, tornando-os mais sustentáveis ​​e económicos.

Nesse cenário, com baterias menores, os veículos elétricos seriam mais baratos de adquirir, o que popularizaria seu uso. Por outro lado, também reduz o pressão sobre a infraestrutura de carregamento convencionaluma vez que a necessidade de parar ali é reduzida e os tempos de espera são mais curtos.



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