Urban VPN: a VPN grátis tem um preço, principalmente com relação a segurança

Vale a pena usar o Urban VPN? Ou isso se qualifica como uma VPN segura? Vamos descobrir.

Conseguir que uma VPN contorne as restrições geográficas e esconda sua própria identidade parece rebelde. Basta um clique e você fica invisível – pelo menos é o que um usuário típico pensa.

Embora a realidade esteja longe dessa perfeição imaginativa, as coisas parecem particularmente ruins para a maioria das VPNs gratuitas. Protocolos de segurança absurdos, velocidades insuportavelmente lentas, interface de usuário feia e privacidade dos usuários, que simplesmente não existe.

No entanto, esta não é outra diretriz geral para comprar VPNs; em vez disso, colocaremos outra VPN gratuita em nossos scanners.

Urban VPN: um serviço VPN gratuito e ilimitado

O título deve levantar as sobrancelhas de qualquer usuário VPN informado. 100% gratuito é um mito, que nada mais é do que uma piada cruel quando se trata de algumas VPNs.

No entanto, manteremos a mente aberta.

Informações básicas

Surpreendentemente, a seção “Sobre nós” do site não contém informações sobre a sede da Urban VPN. Você não pode dizer onde está localizado ou quem são as pessoas reais por trás do empreendimento.

Tudo o que diz sobre seu próprio produto é que atingiu uma base de 20 milhões de usuários em março de 2022 (sem atualizações dos últimos 20 meses). Além disso, menciona ser administrado por uma equipe de 30 especialistas.

Tentamos encontrar uma página de contato, que não existia no momento em que escrevemos este artigo.

Sua Política de Privacidade, porém, traz algumas informações. Dê uma olhada:

informações de contato urbana-vpn

Pesquisamos “Urban Cyber ​​Security Inc.” na Divisão de Corporações do Departamento do Estado de Nova York e não conseguimos encontrar nada.

Finalmente, um site forneceu algumas informações:

E na pesquisa no site do Departamento de Estado de Delaware confirmou sua existência:

delaware-estado-cibersegurança urbana

Isto confirma que a Urban VPN está registrada nos EUA como membro da Five, Nine, and Fourteen Eyes Surveillance Alliance.

Significa simplesmente que as agências de aplicação da lei podem obrigar o Urban VPN a fornecer detalhes sobre usuários específicos, que a empresa VPN terá que obelizar. No entanto, em última análise, depende se o Urban VPN mantém as informações do cliente (discutido mais adiante).

A seguir, verificamos se a empresa mantém uma presença ativa nas redes sociais.

Para nossa decepção, a última atualização do Twitter (agora X) foi de setembro de 2022:

A história foi semelhante em outras plataformas de mídia social, incluindo Facebook, LinkedIn, etc.

No geral, há muitos sinais de alerta sobre o histórico da Urban VPN. Não há informações sobre seus fundadores ou equipe, nenhuma informação de contato e ninguém parece se importar com suas redes sociais.

Isso não parece bom.

Continuando, vamos ver sua interface de usuário, segurança, desempenho e mais algumas coisas antes de dar o veredicto final.

Interface de usuário

A interface do Urban VPN é extremamente simples. O lado direito do painel lista todos os servidores, o centro tem um grande botão de conexão e o ícone de engrenagem no canto superior esquerdo abre algumas configurações.

urbano-vpn-ui
configurações urbanas de VPN2

Para as configurações, os usuários podem desligar o início automático do aplicativo e cancelar o compartilhamento de recursos.

Usar esta opção de exclusão executa um script do PowerShell em segundo plano e os servidores ficam cinza, indicando sua indisponibilidade:

desativação de VPN urbana

O Urban VPN também oferece aos seus usuários a opção de desabilitar os serviços de segundo plano associados quando o Urban VPN não estiver ativo.

serviços em segundo plano

Isso vem com uma “forte recomendação”, que diz para deixá-lo permanentemente LIGADO. Não está claro por que este aplicativo deseja continuar sendo executado em segundo plano, mesmo quando não está em uso. Meu melhor palpite é que deve estar relacionado ao compartilhamento de recursos.

De qualquer forma, desliguei e ainda funcionou normalmente.

No geral, a interface do usuário é bastante simples, com pouco espaço para qualquer outra coisa além da conexão.

Só para você saber, faltam recursos como kill switch, tunelamento dividido, pausa de conexão, servidores favoritos, VPN dupla, Tor sobre VPN, IP rotativo e muito mais.

Na verdade, não deveríamos esperar todos esses recursos de uma VPN gratuita. Esta menção foi principalmente para os novatos, para que eles soubessem sobre as coisas com as quais esta IU não se importa.

Privacidade

Normalmente, as VPNs são vistas como produtos de segurança. Eles devem proteger o usuário da espionagem on-line por parte de seu ISP, do governo ou de terceiros, incluindo hackers. Além disso, fornecer uma experiência WiFi pública segura e anonimato “geral” é a razão pela qual as pessoas usam VPNs.

Isto começa com uma política típica de não registos, o que significa que uma empresa deve reter a quantidade mínima de informação – apenas o que é necessário para executar os seus serviços – sobre os seus clientes.

A política de privacidade da Urban VPN, no entanto, segue um caminho totalmente diferente.

políticas urbanas de VPN

Em suma, eles “podem” coletar suas pesquisas, visitas, compras online, métodos de pagamento, etc. A política de privacidade detalha mais o registro de seu endereço IP e o rastreamento de seus usuários em toda a Internet por meio de “cookies de terceiros e tecnologias de rastreamento”.

Também menciona compartilhar os detalhes com seus “parceiros de negócios para uso comercial”. Eles tentam garantir aos seus usuários que a coleta de dados está sendo agregada.

No entanto, VPNs de primeira linha como ProtonVPN (que tem uma versão gratuita para sempre) e Mullvad VPN estabeleceram referências para a privacidade do usuário com suas políticas de privacidade fáceis de usar. Isso prova que é possível executar um serviço VPN sem a extensa espionagem e compartilhamento de dados do Urban VPN com terceiros.

Mas esta saga não termina aqui; confira mais uma parte de sua política de “privacidade”:

Para começar com esta catástrofe de segurança, o aplicativo de desktop Urban VPN é um aplicativo 100% gratuito, sem opção de pagamento. Ele possui um botão de ativação de compartilhamento de recursos, mas torna o aplicativo inútil se desativado.

Isso significa que você não pode usar o Urban VPN em um sistema operacional de desktop sem fazer parte de sua infraestrutura p2p, onde um usuário atua como um servidor de saída para outros usuários do Urban VPN. Portanto, você deve estar pronto para aproveitar os resultados de tudo o que outro usuário do Urban VPN fizer, incluindo crimes cibernéticos.

A única outra forma de usar o Urban VPN com “segurança” é através de seus aplicativos móveis, que possuem opções de pagamento.

Criptografia

Em termos padrão, a criptografia simplesmente oculta todos os pacotes de dados recebidos e enviados para que a atividade na web permaneça oculta. A partir de agora, o padrão da indústria VPN é a criptografia AES de 256 bits, a mesma que protege os bancos comerciais.

A Urban VPN afirma usar o “protocolo criptografado OpenVPN de 256 bits”. Para esclarecer, a parte “OpenVPN” refere-se ao protocolo e “256 bits” indica o tamanho da chave.

No entanto, não há informações sobre o algoritmo de criptografia em uso, como seu Advanced Encryption Standard (AES) na criptografia AES de 256 bits. Conseqüentemente, não está claro qual criptografia o Urban VPN implanta.

De qualquer forma, liguamos o Urban VPN, conectei-o aleatoriamente a um servidor e verifiquei o tráfego da rede com o Wireshark, uma ferramenta de análise de dados gratuita e de código aberto.

A maioria das coisas parecia boa em minha breve sessão, exceto os pacotes MDNS e ICMPv6.

pacotes de tráfego de rede mdns

Resumindo, os pacotes MDNS podem revelar sua identidade em uma rede local. Da mesma forma, os pacotes de dados ICMPv6 fornecem endereços IPv6, que você pode desativar facilmente dependendo do seu sistema operacional.

No geral, não encontrei nenhum problema sério de criptografia para usuários casuais. As coisas que listei acima (MDNS e ICMPv6) são os mesmos problemas com os quais muitas VPNs de primeira linha enfrentam.

Ainda assim, eu não poderia aprovar o Urban VPN, pois não há uma lista de protocolos disponível para brincar e as informações sobre o algoritmo de criptografia simplesmente estão ausentes.

Vazamentos de IP e DNS

Estes são testes simples para determinar se a VPN oferece anonimato básico.

Você pode fazer login em uma plataforma como a Browserleaks para verificar se a conexão VPN altera o endereço IP. Da mesma maneira, DNS Leaktest é usado para localizar o servidor que trata das consultas DNS.

Conectei-me a alguns servidores e o Urban VPN evitou com sucesso qualquer vazamento de IP ou DNS.

Teste rápido

Este teste é comum em testes de VPN, pois a criptografia sempre prejudica uma parte das velocidades da rede. Além disso, a distância entre o usuário e o servidor conectado piora as coisas.

Normalmente me conecto a alguns servidores e executo Teste de velocidade do Speedtest duas vezes em cada local selecionado para finalmente tirar as médias.

No entanto, conectar e desconectar o Urban VPN não foi fácil, pois a maioria das minhas tentativas foram recebidas com estes avisos: “Falha no acesso ao service pipe”.

urban-vpn-não funciona

Mesmo quando conectado, geralmente demorava uma vida inteira esperando o teste de velocidade carregar, sinalizando velocidades irremediavelmente lentas.

Teste rápido

Finalmente desistimos depois de algumas dezenas de tentativas com servidores diferentes.

Palavras de cautela: usuários, cuidado!

É irônico que um produto de segurança avise os usuários sobre o potencial de tornar seus dispositivos inseguros.

Urban VPN é uma daquelas VPNs que eu nunca gostaria de usar pessoalmente. É um risco à segurança, tem uma interface de usuário lenta e oferece velocidades inúteis.

Seu plano pago, que está disponível apenas em plataformas móveis, é vendido por uma taxa mensal de $ 4,99 se pago antecipadamente por um ano. Essa é a mesma quantia que você pode pagar ao Proton VPN (plano de dois anos) para obter uma VPN de classe mundial, quilômetros à frente em tudo o que vimos aqui.

Quer uma alternativa mais barata? Obtenha o Surfshark por apenas $ 1,99 por mês para uma assinatura de dois anos ou $ 3,99 para o plano anual. E se você deseja graça, o Proton VPN e o Windscribe têm bons níveis gratuitos que você pode experimentar.

Concluindo, recomendamos evitar o plano gratuito Urban VPN; a assinatura paga pode não oferecer valor suficiente. Eu classificaria como 2 de 10.



from Tecnologico.online https://ift.tt/kwX7e9I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Revolução da Inteligência Artificial: O Mundo através dos olhos da IA

OnePlus confirma carregamento sem fio para OnePlus 12 e uma câmera incrível